O Sistema Bluesoft agora contempla operações de Notas Fiscais de remessa e de retorno de Comodato.

Comodato:

Considere-se Comodato um Ativo de Terceiro, que fica em posse do destinatário por um determinado período, sendo necessário fazer uma devolução assim que solicitado pelo remetente.

Um exemplo prático é o da geladeira/freezer do fornecedor SPAL, que é enviada para o Cliente/Loja  para exposição dos produtos da empresa, contudo a geladeira/freezer pertence ao fornecedor e deverá ser devolvida quando solicitado pelo remetente.

Lançamento da Nota Fiscal de Remessa:

O lançamento desta Nota Fiscal deve ser efetuado pelo Recebimento de Mercadorias. Com isso faz-se necessário a emissão de um pedido de compra.

Na tela de inclusão, foi inserido o CFOP 1.908 – Entrada de bem por conta de contrato de comodato, para realizar esta operação.

O estoque desses produtos são controlados como estoque de terceiros, por loja e fornecedor.

Devolução/Retorno de Comodato:

Quando solicitado pelo fornecedor, pode-se emitir a devolução de comodato, acessando o menu Operação> Notas Fiscais> Notas Fiscais de Devolução> Retorno de Bens por Comodato>.  Veja exemplo a seguir:

Selecione a loja e o fornecedor:

Após seleção, serão exibidas todas as Notas Fiscais recebidas, que ainda possuem itens com saldo para devolução.

Informe a quantidade a ser devolvida no produto desejado:

A Nota Fiscal de Devolução será emitida no CFOP 5.909 – Retorno de bem recebido por conta de contrato de comodato, conforme a tabela de CFOP.

Obs.: Para acessar o módulo de Devolução de Comodato é necessário ter a permissão 1517 – Retorno de bens recebidos por comodato.

Motivo: além de visar o controle de estoque desses produtos, faz-se necessário escriturar este tipo de Nota Fiscal.